sexta-feira, 26 de junho de 2015

Ainda a Copa São José de Xadrez Rápido


Foto do Aberto do Brasil de SJCampos, realizado em dezembro de 2012 no CEFE, no Parque da Cidade.

A Copa São José de Xadrez Rápido dará títulos de "campeã(o) joseense de xadrez rápido". Quem sabe, no futuro, poderemos ter copas de xadrez pensado e relâmpago, que deem títulos joseenses nessas modalidades.

A Copa é aberta a quem nasceu em São José dos Campos, a quem mora na cidade (independentemente de há quanto tempo) e a quem nela estuda ou trabalha regularmente [este item foi alterado].

Não que não quiséssemos abrir o torneio para os colegas de outras cidades que não se enquadram nessas condições. Mas, se fazemos isso, cria-se a situação difícil de ter, em algumas categorias, vencedores que não têm uma ligação direta com São José dos Campos. Isso exigiria dois sistemas paralelos de premiação e tiraria um pouco o brilho do título de quem for o melhor da cidade mas não vencer sua categoria.

Este fato aconteceu, há alguns anos, no campeonato paulista, na época vencido pelo Sandro Mareco, GM da Argentina (atualmente membro da equipe de SJC). O título de campeão paulista ficou com o GM Rafael Leitão (que representava Americana), que, contudo, obteve apenas o 2º lugar no torneio. Não fica muito bem.

Temos a certeza que os amigos e colegas enxadristas de outras cidades compreenderão.

Seja como for, logo no mês seguinte, em agosto, retomamos o já tradicional Open de Xadrez de São José dos Campos, que não teve edição em 2014. Será sua sexta edição. Para este torneio estão desde já todos convidados. Em breve divulgaremos os dados.

Também devemos retomar a Copa 14 Bis, que terá sua 8ª edição. Está em princípio programada para novembro.

Tudo isso se deve ao trabalho de diversas pessoas, entre as quais devemos citar o Carlos Kerber, enxadrista e árbitro, diretor do Centro de Xadrez Aranha; o Marcelo Mendonça, pai do Felipe; o Gabriel Miguel, grande professor e treinador; a Sandra Lúcia e a Cleyre, da Secretaria de Esporte e Lazer, bem como a Ellen, da mesma secretaria; os amigos do administração do Parque Vicentina Aranha; o Eduardo Caris; o André; o Alberto e a Stella. Gostaríamos de citar também o prof. Wesley, que colaborou bastante na formação e no desenvolvimento do Centro de Xadrez Aranha, em diversos momentos. (E, se estiver esquecendo de alguém, peço desde já desculpas.)

3 comentários:

  1. Po mano ano antes retrasado eu queria ter voltado no tempo e ter jogado o SJC OPen e a 14 BIS !!! Ano passado liguei até na prefeitura pra saber de 14 BIS !!!

    ResponderExcluir
  2. Alberto Queiroz como comprovaremos a nossa moradia a mais de 2 anos /??

    ResponderExcluir
  3. Alberto Queiroz como comprovaremos a nossa moradia a mais de 2 anos /??

    ResponderExcluir