terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Aberto do Brasil de SJCampos - uma avaliação


O MI Evandro Barbosa, que venceu o Aberto do Brasil de SJCampos

Há alguns anos, o nosso colega de xadrez Gláucio Cafalchio sugeriu que fizéssemos um torneio que valesse rating Fide. A ideia ficou, a oportunidade por fim surgiu e fizemos, no final de semana passado, o 1º Aberto do Brasil de SJCampos.

Não tenho conhecimento de xadrez suficiente para julgar o nível das partidas ali jogadas. Mas só o fato de contarmos com 4 GMs, 10 MIs, 5 MFs, 1 WGM, 1 WMI e 2 WFMs já mostra a grande força do evento. No total, foram 128 enxadristas disputando sete rodadas, dos quais 106 já tinham rating Fide. Além dos 23 titulados, havia muitos jogadores fortíssimos. Vieram pessoas do Paraná, de Santa Catarina, de Brasília, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e de diversas cidades do Estado de S. Paulo.

O torneio destacou-se também pelo local, que propiciou muito espaço entre as mesas e o tão importante silêncio. O alojamento, embora não tão bom no primeiro dia, foi muito bom nos dois seguintes; foi oferecido hotel a todos os mestres, até mestres Fide, e aos árbitros, num total de 16 quartos; houve van para levar os jogadores para os hotéis; houve grande quantidade de relógios digitais e relógios analógicos completaram todas as mesas; havia café e água à vontade; o estacionamento era enorme e tinha segurança; o ambiente tinha ar condicionado. Além de tudo isso, as mulheres eram isentas da taxa de inscrição.

Citem-se ainda o prêmio de R$ 12.100 e a equipe de arbitragem de primeira plana, com o AI Mauro Amaral como árbitro principal, secundado pelo MI e AI Herman van Riemsdijk e pelo AI Marius van Riemsdijk, além da AF Vivian Heinrichs, do AF César Viegas, do AR André Salama, do AA Guilherme Cirilo e do AA Carlos Kerber. Um total de oito árbitros. Como disse um jogador, havia sempre um árbitro à mão quando necessário.

Foi possível também lançar na internet os PGNs de todas as partidas de todos os jogadores.

Apesar de o Aberto de Fortaleza, em abril deste ano, ter contado com cinco GMs; apesar do Aberto de Maringá ter contado com 235 jogadores, ouso dizer que, por tudo isso relacionado acima, o Aberto do Brasil de São José dos Campos foi o torneio mais forte do País em 2012. Ao menos se equipara aos outros dois.

Registre-se também que contamos com a presença de oito argentinos, seis deles mestres, entre os quais o MI Leandro Krysa, campeão sub-20 em seu país, e com a campeã cubana, Yaniet Marrero. Contamos também com a presença do GM José Cubas, paraguaio radicado em Santa Isabel, e do MI sérbio Dragan Stamenkovic, radicado no sul do Brasil.

Havia também vários amigos do Vale do Paraíba, de Pinda, Guará, Taubaté, Caçapava, Aparecida, Jacareí. E, como não poderia deixar de ser, um bom número de enxadristas de São José dos Campos.

Ao nosso ver, foi uma grande festa enxadrística, que esperamos possa se repetir.

O grande vencedor foi o MI Evandro Barbosa, cuja fotos pusemos no alto desta nota. Outras fotos, e toda a cobertura do evento, podem ser vistas no site www.xadreztotal.com.br.

2 comentários:

  1. Parabéns Alberto ! Por todo o trabalho dedicado ao longo de 2012 e agora, enfim, férias! Não pude prestigiar o evento pessoalmente, mas a estrutura online estava muito boa, acompanhei resultados, fotos e partidas online. Tudo foi muito bacana e até quem não foi pode notar pela internet. Que esse projeto continue forte em 2013, 2014 e por ai vai. Conte sempre com o meu apoio! Um grande Abraço, Érick.

    ResponderExcluir
  2. Professor Alberto! O Torneio foi um sucesso! Nenhum incidente, não teve "mutreta", empates de GMs, etc... Houve sim combatividade e espírito esportivo! Esperamos novos torneios em 2013, 2014, etc... Foste o grande responsável pelo sucesso! Sei que deu muito trabalho. Parabéns! E quanto a qualidade das partidas, mesmo na ala dos "capivaras" tínhamos que suar a camisa pra conseguir um pontinho!... Para mim o balanço foi positivo: ganhei 14 pontinhos de rating e fiz novos amigos! Forte abraço! Kurita.

    ResponderExcluir