sexta-feira, 18 de julho de 2014

O ataque da minoria

Um dos princípios fundamentais da estratégia é que um ataque somente pode ser realizado com exito, em local onde forças atacantes possuam alguma superioridade; isto é simplesmente uma expressão do fato. bem conhecida na ciência da guerra, de que para conquistar uma posição defensiva inimiga, são necessários meios de ataque suficientes para sobrepujar as forças de defesa. Mas já Napoleão houvera dado uma prova prática de que tal superioridade não pode ser calculada mecanicamente em termos de superioridade numérica: pode consistir também, em larga escala, de uma melhor concentração de forças, de uma mobilidade maior, de um melhor contato entre as partes componentes, e de muitos outros fatores. Até a segunda década do nosso século, a avaliação mecânica da superioridade em termos numéricos era, geralmente, a base para um plano estratégico; nessa época foi descoberto o valor do ataque minoria.

Para esclarecer exatamente o que se quer dizer com a expressão 'ataque da minoria', como faze-la e combatê-la. Abordarei nesses subtítulos na próxima aula:

A. Luta pelo controle de c4 (sem o avanço b5 pelas pretas).
B. O avanço do b5 pelas pretas.
C. Mudança na formação dos peões.


Este é um exemplo simples de ataque da minoria. Mais comumente, entretanto, o conceito "ataque da minoria" é aplicado a um plano estratégico adotado em diversas variantes do Gambito da Dama com estruturas de peões semelhantes ás do diagrama ao lado.
















Fonte: Estratégia Moderna- Ludek Pachman

Nenhum comentário:

Postar um comentário