quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Uma nota sobre siglas

Juliana Terao
Juliana Terao (que, aliás, também está inscrita no Open): WIM ou M.I.F ?

Tomo a liberdade de fazer um comentário sobre siglas.

Usamos em português as siglas GMI ou GM (Grande Mestre Internacional ou simplesmente Grande Mestre), MI (Mestre Internacional), MF (Mestre Fide), MN (Mestre Nacional) e CM (Candidato a Mestre), mas usamos em inglês as siglas WGM (Woman Grandmaster), WIM (Woman International Master), WFM (Woman Fide Master) e WCM (Woman Candidate Master).

Não faz sentido. Ou usamos todas em inglês, ou todas em português.


Optei, portanto, por designar a Julia Alboredo como MFF, para significar "Mestra Fide Feminina". E penso que devemos usar GMF (Grande Mestra Feminina), M.I.F (Mestra Internacional Feminina) e CMF (Candidata a Mestra Feminina). 

E por que a aparente redundância? "Mestra" já não significa que é "feminina" ?

Bem, no caso, "mestra" se refere ao fato de ser uma mulher e "feminina" se refere ao fato de estar na categoria feminina, não absoluta. Então, não é redundância. Quando uma mulher é GM, ela não é "grande mestre", mas "grande mestra". "Mestre" é uma palavra masculina, "mestra" uma palavra feminina.

Mas só uma observação: não é o mesmo que usar "presidenta" para a sra. Dilma Roussef. "Presidente" é um substantivo comum de dois gêneros, como "estudante". Ninguém diz "estudanta", e também não se deve dizer "presidenta". Temos de usar a língua corretamente, como ela é, seguindo suas regras.

Mas alguém pode dizer que todos já estão acostumados a usar as coisas assim, ninguém vai mudar. Bem, se vão mudar ou não, não sei. Mas sei que devemos seguir as regras da língua, como devemos seguir as regras do xadrez. 

(PS.: Incorporei o comentário do Carlos Kerber a respeito do GMI.)

3 comentários:

  1. É também comum vermos a sigla GMI (Grande Mestre Internacional) para designar titulados como GM (Grande Mestre).
    De acordo com o site wikipedia, GM é a forma simplificada de GMI.

    ResponderExcluir
  2. Talvez fique estranho um Alberto Queiroz comentar numa postagem por outro Alberto Queiroz, mas lá vai: achei muito boa a ideia, e gostaria que isso pegasse!

    ResponderExcluir