terça-feira, 20 de março de 2012

Avaliação da participação no Paulista

Acreditamos que a participação de Alberto, Stella e Maria no Paulista de Santos foi positiva, principalmente como forma de ganhar experiência. (Os outros enxadristas têm um histórico de muito mais participações em torneios do que os nossos.)

Stella e Maria jogavam em categorias acima das suas. Cada uma obteve duas vitórias e ganhou um ponto por ausência de adversário. Com isso, fizeram 3 pontos em 6. Testaram sua força diante das adversárias e adquiriram mais experiência em torneios pensados.

No caso do Alberto, a vitória sobre Nakajo, principalmente, mostra que a distância entre os nossos enxadristas e os melhores do estado não é tão grande, embora ainda seja considerável. Com estudo, preparação e participação em torneios, podemos aos poucos ir obtendo melhores resultados.

É muito importante que não apenas joguemos, mas estudemos. O GM Krikor me disse recentemente que o estudo por conta própria é ainda mais importante do que o estudo com um bom professor.

As aulas com o Eduardo Caris são uma contribuição significativa, que deve ser complementada com o estudo em bons livros.

Seria interessante também termos pequenos torneios pensados no próprio centro Aranha, para que os enxadristas se acostumem com o ritmo de jogo de 60 minutos ou mais.

* * *

Foi uma pena que outros enxadristas não tenham podido ir a Santos, mas a ida a Bauru, recentemente, já foi um ganho.

Agora o Wesley vai estudar as possibilidades de levar nossos enxadristas ao Brasileiro, em São Paulo, no final de abril.

Nenhum comentário:

Postar um comentário