terça-feira, 15 de maio de 2012

Campeonato Mundial - Quarto dia


O salão de jogos, onde os oponentes discutem a partida recém-findada, sob a vista dos árbitros.

Hoje tivemos uma repetição da abertura jogada no 2º dia. Aparentemente, ambos os jogadores estão confiantes em seu repertório. E por que não? Até agora tudo tem corrido bem nas defesas de ambos os lados, ainda que Gelfand tenha sofrido um pouco mais, ontem, para defender de pretas. No entanto, ao começo da partida, o GM Jan Timman (um dos GMs fazendo as análises para  a cobertura oficial), afirmou que, tendo analisado a partida de ontem, chegara à conclusão de que Anand não tinha perdido nenhuma oportunidade de ganho ou melhora significativa em sua posição (o que alguns haviam sugerido); e que, embora a posição de Gelfand possa ter parecido duvidosa em certo ponto, hora nenhuma ele esteve em sério perigo.

Mas, voltando ao jogo de hoje, este foi outro empate relativamente rápido. As brancas não conseguiram achar uma falha na armadura de Anand, no caso a mesma semi-Eslava com ...a6 que já tinhamos visto no jogo anterior. A posição final é claramente empatada, com uma estrutura de peões igual e Torre + Bispo contra Torre + Cavalo. Ainda que a partida tenha sido um tanto "sem sal", vale lembrar que é normal verem-se tais empates, de vez em quando, neste nível de super GMs. De qualquer forma, ainda estamos na primeira metade do match e as coisas podem esquentar logo. Amanhã, dia 16, é outro dia de descanso; voltamos à batalha na quinta-feira.

Segue abaixo a partida, com o comentário, traduzido por nós, que o GM Romain Edouard teve publicado no site da ChessBase. Note o congestionamento das peças na coluna da dama, algo comum no tipo de posição alcançada. Dos lances 16 a 19 não há sequer uma casa vazia na coluna inteira!

(Alberto Becker Queiroz) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário