segunda-feira, 21 de maio de 2012

Mundial - Vitória surpreendente de Anand

Numa fantástica reviravolta, o campeão mundial Viswanathan Anand iguala a contagem no confronto, com quatro partidas restando.


Anand, consciente de que a partida já é sua, após 17.Df2!

Após uma derrota, ontem, que foi a primeira a quebrar a sequência de empates do match, Anand voltou com força hoje para igualar o escore com uma vitória em apenas 17 lances.

O campeão mundial parece fazer questão de não ficar atrás na contagem dos pontos: foi também assim contra Topalov, quando, após perder a primeira partida do match, ele se recuperou imediatamente ganhando a segunda. Gelfand, segundo o comentário de alguns, não soube lidar com a pressão de ser o novo “favorito” no match; após Anand repetir os lances da terceira partida, a que lhe deu as melhores chances de vitória em todas até então, Gelfand desviou da sua Gruenfeld para jogar uma Benoni (ou foi uma Índia do Rei Samisch?), o que talvez tenha sido um erro, sendo requerida uma defesa mais sólida.

No entanto a partida foi algo realmente fora do comum. Após a primeira novidade, no lance 7 (...Ch5), e após 8.Bg5 Bf6 9.Bxf6 gxf6, a posição das pretas parece boa, com as casas pretas de Anand bastante enfraquecidas. De fato, os GMs comentando a posição pareciam pensar que Gelfand estava sendo bem-sucedido ao aproveitar a situação: tendo ganho ontem, ganhar hoje de pretas seria praticamente o fim do match para Anand. Logo antes de Ian Nepomniachtchi se juntar aos comentaristas Dirk Jan ten Geuzendam e Peter Leko, Anand jogou o lance 12.g4, que não estava sendo considerado como a melhor opção para as brancas. Mais alguns lances e a seguinte posição foi alcançada:



E aqui o lance sugerido pelos comentaristas, Nepomniachtchi incluído, era o “óbvio” 14...Df6. A sequência analisada pelos GMs era que, após o “único” das brancas, 15.Rc2 (Peter Leko até disse: o Anand tem muita sorte de ainda ter esta opção de Rc2 aqui), as pretas seguiriam com 15...Cf4; e após o natural 16.Ce4, Txe4! seria um sacrifício de qualidade muito promissor, onde as pretas teriam um jogo bastante fácil... Mas as coisas correram diferentemente.

Vale a pena assistir ao vídeo no site oficial, começando por volta de 16:44:00. Neste ponto, quando estão todos animadamente discutindo as possibilidades para as pretas após a tal variante, Anand joga 15.gxh5!!, sacrificando a qualidade. Os comentaristas, quase que em estado de choque, logo entraram nas análises da variante 15...Dxf3+ 16.Rc2 Dxh1 17.Bd3 Df3 18.hxg6 hxg6 19.Tf1 De3, onde as brancas parecem ter um ataque forte. As opiniões divergiam se o sacrifício de qualidade era um ato de desespero de Anand, ou uma ideia brilhante que ele tinha na manga. Logo, após a linha forçada 15...Dxf3+ 16.Rc2 Dxh1, Anand jogou o imprevisto 17.Df2!!. Em suas análises da partida para o ChessBase, o GM Alejando Ramírez considera que Anand poderia já ter visto esta possibilidade desde seu décimo lance, e ter deixado a armadilha aberta... O certo é que nenhum comentarista parecia sonhar com esta possibilidade: a dama de Gelfand está presa e sem escapatória, exceto com uma grande perda material que deixa as pretas numa situação desesperada: 17...Cc6 18.dxc6 Dxc6 19.Bd3 poderia seguir, mas não existe possibilidade de salvação para as pretas. Gelfand pensou um pouco na posição, enquanto Anand parecia apenas aguardar, e logo abandonou. Algo totalmente inesperado: uma miniatura, uma vitória em 17 lances, num campeonato mundial!

Anand provou efetivamente que não se deixa abalar por resultados negativos, voltando à disputa com esta partida fantástica, após sua derrota de ontem. Esta vitória o deixa mais firme no match do que ele estivera até então. Veremos agora como Gelfand se recompõe para as próximas partidas.

Abaixo temos a partida com os comentários do GM Romain Edouard. Sugerimos aos leitores visitarem www.ChessBase.com para mais análises e reportagens do match.

(por Alberto Becker Queiroz)


Nenhum comentário:

Postar um comentário