sábado, 12 de maio de 2012

Campeonato Mundial - Segundo dia

Anand, de negras, jogou uma sólida defesa contra Gelfand (à direita)

Comentários do GM Romain Edouard, pelo Chess Base

O atual campeão mundial de xadrez, Viswanathan Anand, demonstrou suas habilidades defensivas de forma precisa e perfeita para empatar com o desafiante Bóris Gelfand no segundo jogo do campeonato mundial, realizado na Galeria Tretyakov, em Moscou, na noite de sábado (horário local). Anand esteve muito bem em sua defesa com as negras, fazendo várias vezes lances inesperados que diferiam dos sugeridos pelos especialistas e pelos computadores que acompanhavam o jogo. As peças e a posição, contudo, pareciam harmoniosas, e Anand dificilmente se mostrou com problemas nesta Anti-Merano de 25 lances.

Comentando depois a posição final, Anand disse: “As brancas chegaram a ter uma leve superioridade no começo, mas no final havia muitas estruturas defensivas para as negras.” Gelfand admitiu: “Ofereci o empate porque não havia mais opções. Não consegui chegar a nenhuma ideia para dar movimento às peças.”

Nos primeiros estágios, parecia que Gelfand tinha uma ligeira superioridade, mas Anand logo a neutralizou com algumas rápidas trocas de peças, incluindo das damas. Como se esperava, não houve surpresas iniciais da parte de Gelfand, que se manteve fiel à sua abertura do peão da dama, enquanto Anand optou pela Eslava. Ele tinha mantido a Gruenfeld, desastrosamente, e depois optado pela Catalã, contra Veselin Topalov, no último campeonato mundial em Sofia em 2010.

Foi Anand que abriu uma novidade no 14º lance com um movimento de cavalo que pôs Gelfand para pensar. Contudo, assim que os peões e as peças saíram do centro, já não havia muito a ser jogado.

(Para visualizar a continuação dos comentários é preciso ter o visualizador de PGN)


Play online chess
(Tradução de Alberto Becker Queiroz e AVQueiroz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário