sexta-feira, 11 de maio de 2012

Campeonato Mundial - Resultado do primeiro jogo

O primeiro jogo, que durou cerca de três horas, acabou como um empate após 24 lances. No entanto não foi um empate desprovido de agressividade, como se pode ver abaixo.





Anand começou com seu agora costumeiro 1.d4 e Gelfand jogou uma Gruenfeld, o que certamente não era o mais esperado dele. (Curiosamente, a primeira partida do match Anand - Topalov, dois anos atrás, também começou com uma Gruenfeld - desta vez jogada por Anand - o que foi grande surpresa para todos.) Segundo a maioria dos comentaristas, após ter obtido uma posição promissora, Anand deixou as pretas escaparem jogando um "segundo melhor", 15.Bg5 ao invés de 15.Bf4. Na posição que se seguiu parecia que as brancas teriam que lutar para conseguir um empate, mas após mais algumas aventuras a posição se estabilizou e o ponto foi dividido. (Lembrando do Match de 2010, Topalov jogou, por decisão própria, de acordo com as "regras de Sofia" que não permitem empate antes do lance 40 ou que os jogadores concordem no empate.)
(Alberto Becker Queiroz)

A seguir a partida, com os comentários providenciados pelo MI Malcom Pein para o ChessBase. (Para vê-la, é preciso ter um visualizador de PGN, o qual se pode conseguir gratuitamente na internet.)
* * *
No primeiro jogo do Campeonato Mundial de Xadrez de 2010, Anand jogou a Gruenfeld contra Topalov e, depois de 24 lances, pôde abandonar. Em 2012, Anand teve de enfrentar a Gruenfeld no primeiro jogo e, depois de 24 lances, o desafiante Bóris Gelfand garantiu um empate com as pretas e, com isso, terá ficado um pouco mais contente que o indiano. Gelfand teria ficado satisfeito com um empate antes do jogo; psicologicamente, ele desferiu um pequeno golpe ao fazer uma surpresa e responder a 1.d4 com a Defesa Gruenfeld. 
Bóris comumente joga a Eslava, a Semi Eslava, o Gambito da Dama ou a Nimzo/Índia da Dama e, portanto, demonstrou logo de cara que está cheio de ideias. A Gruenfeld é considerada um pouco arriscada no nível mais elevado do xadrez. Kasparov perdeu algumas partidas com ela, mas Anand não teve de enfrentá-la muitas vezes, o que mostra que foi uma escolha astuta.
Como se diz nos mercados financeiros, houve um flight to safety (literalmente, um “voo em busca de segurança”) quando Anand optou por 8.Bb5+, lance que tem a reputação de ser uma linha inofensiva mas que requer um pouco de precisão por parte das pretas.
 
No nono lance, Anand decidiu jogar agressivamente e evitar 9.0-0, que ele já jogou antes, mas que pode levar a uma igualdade monótona. 9.d5!? foi quase uma novidade, mas acho que já foi jogada antes. Não pude me lembrar bem, mas, nos mais sombrios cantos de minha (muito fraca) memória, lembrei-me de perder um jogo contra o GM Gyozo Forintos no Benedictine International, em Manchester, 30 anos atrás [, em que eu a teria jogado]. Mas o ChessBase é às vezes uma coisa maravilhosa, e vejo que foi com 9.0-0 0-0 10.d5 Da5 11.Rb1. Portanto, não posso reivindicar direitos de propriedade desse lance, o que, de qualquer maneira, com o resultado que teve, não seria um grande feito... 
Gelfand navegou confortavelmente pelas complicações e, quando Anand ficou pensando mais tempo depois de 13...Da5, a turma de Silicon Valley, também conhecida como “Vamos Conferir”, tinha decidido que as Pretas estavam mais do que razoáveis. Anand tinha sacrificado um peão e, na altura em que o recuperou, Gelfand tinha rocado com segurança. Então foi apenas uma questão de se as Pretas tinham algo tangível, já que ele tinha um par de bispos e um peão ‘a’ passado potencialmente forte. 22...Bd7 foi mais ambicioso, mas, como disseram os dois depois do jogo, as Pretas não tinham uma vantagem real. Não se deve dar demasiada atenção a uma avaliação de computador indicando +0.1-0.2.



Play chess online

Nenhum comentário:

Postar um comentário