domingo, 20 de maio de 2012

Campeonato Mundial - Sétimo dia


Vimos hoje, no começo da segunda metade do match, o primeiro resultado decisivo. Bóris Gelfand ganhou, e agora veremos como Anand se recuperará nas próximas partidas...

Segue abaixo o comentário pelo The Asian Age (página original aqui). Ao fim da entrada está o visualizador com os comentários do MI Malcom Pein, providos pelo ChessBase.

O Grande Mestre indiano Viswanathan Anand levou um golpe hoje na defesa de seu título ao perder para o desafiante bielorusso Bóris Gelfand, nesta sétima partida do Campeonato Mundial.

O dia acabou desastrosamente para Anand e ele está agora com 3.0 contra 4.0 no match de 12 partidas, com cinco restantes.

O momentum da situação agora favorece Gelfand, que entrou no match como claramente não-favorito. A derrota veio após o comentário de Garry Kasparov na sexta partida do match, segundo o qual Anand perdeu motivação.

Diga-se em favor do Gelfand que ele conseguiu a vantagem pela primeira vez no match e foi capaz de convertê-la no ponto inteiro. Anand não foi capaz de fazer isto no terceiro jogo, quando ele teve sua melhor chance até então.

Jogando a segunda vez seguida de brancas [devido ao começo da segunda metade do match, quando as cores se invertem], Gelfand tentou outro desvio na semi-Eslava Merano de Anand, e finalmente seus esforços foram bem recompensados. A abertura deu às brancas uma pequena vantagem, mas que assim teria ficado se Anand não tivesse complicado desnecessariamente a partida no meio jogo.

Na sequência do jogo, Gelfand conseguiu um firme controle da única coluna aberta na posição, dobrando suas torres ali. Era hora de ser extremamente cuidadoso, mas Anand, que até então jogara de forma extremamente sólida de pretas, não conseguiu lidar com a pressão e jogou com um plano equivocado.

Gelfand tomou para si a iniciativa eliminando uma torre, e, de acordo com os computadores que analisavam o jogo, a escapatória para Anand requeria lances muito exatos. Isto, no entanto, não aconteceu.

"Não sei quando foi que percebi que [a partida] estava perdida, mas a posição era ruim de qualquer forma", disse Anand na coletiva de imprensa após o jogo.

Pela primeira vez no match, Anand pareceu vulnerável, e ainda estamos por ver como o campeão indiano reage à nova situação.

Das cinco partidas restantes, Anand jogará três de brancas. À pergunta de qual seria a sua estratégia agora, o campeão respondeu laconicamente: "Não creio que eu deva revelar isto."

O 21º lance de Gelfand lhe deu uma vantagem de longo prazo e dois lances depois Anand cometeu um grande erro ao avançar seu peão do rei. O bielorusso logo trocou de damas para seguir melhorando a posição das brancas com suas peças bem coordenadas.

A tentativa final de Anand para conseguir contra-jogo também não funcionou.

Contrapondo-se ao indiano lance por lance numa posição vitoriosa, Gelfand sabia que esta a grande chance que ele não podia perder. O final foi espetacular, com Gelfand tecendo uma rede de mate sobre o rei das pretas. O jogo durou 38 lances.

 


Play chess online

Um comentário:

  1. Aha, bem que desconfiava! Ele é bielorusso, então. Com esse nome, o Gelfand não podia mesmo ser de origem judia.

    ResponderExcluir